Mural Avena

A Vitamina D e sua importância para a saúde

    vitamina-d.jpg

    A vitamina D é primordial para a saúde, atuando principalmente como reguladora do metabolismo ósseo e na prevenção de algumas doenças. Apesar de ficar conhecida como vitamina, na verdade trata-se de um pró-hormônio, e especialistas apontam para a importância da manutenção de seus níveis recomendados.

    VITAMINA DO SOL!

    A Vitamina D é conhecida como “Vitamina do Sol”, já que é a única produzida naturalmente a partir da exposição à luz solar. Estudos demonstram que os raios UVB é que ativam a síntese dessa substância pelo próprio organismo, com uma exposição diária de 10 a 15 minutos ao dia, sendo esse hábito capaz de fornecer 90% das nossas necessidades de vitamina D.

    De acordo com a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, os valores recomendados dessa vitamina são de 30 ng/mL, porém esses números passaram por revisão, e atualmente são aceitos os valores a partir de 20 ng/mL, sem a necessidade de suplementação em alguns casos. Valores abaixo de 20 ng/mL (hipovitaminose D) são considerados de risco para uma série de condições, necessitando de acompanhamento e orientação médica.

    A deficiência desse nutriente é apontada como um problema mundial, e, no Brasil, ocorre em taxas elevadas nas mais variadas faixas etárias.

    VITAMINA D BAIXA – QUAIS SÃO OS SINTOMAS?

    É comum que a Vitamina D baixa fique evidente a partir de alguns sinais e sintomas, como dores nos ossos, músculos e nas costas, sensação de fadiga, espasmos musculares, adoecimento frequente, queda de cabelo e cicatrização lenta de ferimentos. Além dos sintomas físicos, estudos apontam que sintomas depressivos podem estar relacionados à sua falta. Por outro lado, o indivíduo pode ser assintomático, ficando ainda mais exposto à possibilidade do desenvolvimento de doenças relacionadas, por não notar que algo está errado - além da osteoporose e maior suscetibilidade a fraturas, estudos indicam que a vitamina D baixa pode estar ligada ao desenvolvimento de doenças como diabetes mellitus insulinodependente, doença inflamatória intestinal, esclerose múltipla e lúpus, por exemplo.

    FUNÇÕES DA VITAMINA D

    A vitamina D é fundamental para a manutenção de ossos fortes, regulando a quantidade de cálcio e fósforo em nosso organismo. Estudos e pesquisas também sugerem seus benefícios para a saúde dos músculos - incluindo o coração - sistema imunológico, prevenção do diabetes, prevenção de doenças autoimunes e também de alguns tipos de câncer. Além disso, a manutenção dos níveis dessa vitamina é indispensável para uma gestação mais segura. Cerca de 50% das mulheres grávidas apresentam deficiência de vitamina D em diferentes graus, sendo consensual a necessidade de suplementação nesses casos, atendendo às necessidades da mãe, e também do feto, o qual depende exclusivamente da vitamina D materna.

    Assim, podemos destacar como principais funções dessa vitamina:

    • Regula o metabolismo ósseo;
    • É importante para a imunidade;
    • É necessária para a saúde cardiovascular e contração muscular;
    • Auxilia na prevenção de doenças crônicas;
    • Ajuda no tratamento e prevenção da depressão;
    • É indispensável ao longo da vida da mulher.

    QUANDO SUPLEMENTAR COM VITAMINA D3 (COLECALCIFEROL)

    A Vitamina D3 (colecalciferol) é um suplemento indicado para auxiliar na obtenção dos níveis necessários de Vitamina D, sendo esta a sua forma mais ativa e recomendada para a reposição.

    A concentração de Vitamina D no organismo é detectada a partir de exame de sangue específico para essa finalidade (exame de hidroxivitamina D ou 25(OH)D), o qual pode ser solicitado pelo médico em uma consulta de rotina. Sendo detectada a deficiência do nutriente, é indicada a suplementação para que sejam normalizados seus níveis.

    Escolher um produto de qualidade para fazer a sua suplementação é primordial para a obtenção dos resultados esperados. Manipule a sua receita com quem tem experiência no assunto, e oferece a segurança que você e sua família precisam - Fale com a equipe da Avena pelo WhatsApp.

    Os cuidados preventivos devem ser tomados desde cedo, entre eles manter a exposição solar de 15 minutos ao dia, priorizar uma alimentação balanceada e que contemple alimentos aliados da absorção dessa vitamina, como os cogumelos, salmão e gema de ovo, além de realizar exames de rotina para detectar precocemente qualquer alteração.

     

    Obs: este conteúdo possui fins informativos. Antes de iniciar qualquer tratamento, consulte sempre um profissional de saúde habilitado.

     

    Fontes Consultadas: Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) | Instituto Nacional da Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente | Hospital Sírio-Libanês.

    Fonte da imagem: Imagem de fwstudio no Freepik.