Mural Avena

O que é Passiflora incarnata e quais são seus benefícios?

    passiflora-incarnata.jpg

    A Passiflora incarnata L. (nome científico) é uma das espécies que fazem parte do gênero botânico Passiflora, o qual integra mais de 500 outras espécies, sendo a mais utilizada para finalidades terapêuticas em fórmulas fitoterápicas, tinturas e infusões.

    Obtida da flor do maracujá, a Passiflora é uma planta medicinal rica em substâncias que ajudam principalmente no aumento da calma. Possui ação ansiolítica sobre o sistema nervoso central, favorecendo a redução da ansiedade, tensão nervosa e estados de agitação, o que reflete na melhora da qualidade do sono e ajuda nos casos de insônia. Também pode ser aliada nos casos de perturbações relacionadas à menopausa, e no alívio de nevralgias.

    QUAIS SÃO OS NUTRIENTES DA PASSIFLORA?

    Embora seja muito conhecida por seus efeitos tranquilizantes, estudos indicam que ela contém notáveis quantidades de flavonoides, apresentando atividade antibacteriana, anti-inflamatória, antiviral, vasodilatadora e antialérgica, é benéfica para a saúde do coração e possui excelente capacidade antioxidante, limitando os efeitos prejudiciais dos radicais livres e ajudando a proteger as células.

    As substâncias responsáveis pelos efeitos calmantes e relaxantes do extrato são os alcaloides e as saparinas.

    BENEFÍCIOS DA PASSIFLORA INCARNATA

    Confira os principais benefícios da Passiflora incarnata, verificados em estudos:

    - CONTROLA O ESTRESSE E A ANSIEDADE

    A ação calmante é a mais difundida do extrato de Passiflora e está relacionada à estimulação de hormônios que induzem ao relaxamento a à sensação de bem-estar, ajudando na redução da ansiedade e do estresse.

    - AJUDA NOS CASOS DE INSÔNIA

    O efeito calmante da Passiflora também é aliado nos casos de insônia, melhorando a qualidade do sono.

    - POSSUI AÇÃO ANTIDEPRESSIVA

    Evidências apontam que os componentes da Passiflora, ao aumentarem o relaxamento e a sensação de bem-estar, também podem auxiliar na prevenção da depressão.

    - MELHORA A CONCENTRAÇÃO

    A ansiedade em excesso é capaz de interferir na concentração durante as tarefas diárias e prejudicar o sono. Pesquisas apontam que os efeitos ansiolíticos da Passiflora são capazes de melhorar a qualidade do descanso à noite e o equilíbrio emocional ao longo do dia, refletindo no aumento da concentração.

    - CONTROLA A PRESSÃO ARTERIAL

    O extrato de passiflora contém substâncias capazes de inibir o consumo excessivo de oxigênio pelo cérebro, diminuindo os níveis de circulação e reduzindo a pressão arterial, podendo ser indicada como uma terapia complementar para a hipertensão e alterações cardíacas.

    - É UMA ALIADA CONTRA INFECÇÕES

    A Passiflora possui ação antibacteriana, podendo ser uma aliada contra alguns tipos de infecções, como as estomacais, causadas pela bactéria Helicobacter pylori.

    Talvez você também se interesse por este assunto: 6 benefícios do extrato de própolis para a saúde.

    Além dos benefícios mencionados acima, acredita-se que determinados alcaloides presentes no extrato possam ajudar na prevenção do Mal de Parkinson, no entanto esse efeito ainda é alvo de estudos para o esclarecimento de seus mecanismos.

    COMO PREPARAR O CHÁ DE PASSIFLORA?

    O Chá de Passiflora incarnata é preparado com 2 colheres de sopa do extrato seco adicionadas a uma xícara de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e beba em seguida.

    Mesmo sendo uma alternativa terapêutica natural, recomenda-se consultar um profissional de saúde habilitado antes de iniciar o consumo do chá.

    PASSIFLORA EM CÁPSULAS

    O extrato é constantemente prescrito em forma de cápsulas manipuladas, que podem conter somente a Passiflora, ou outros ativos fitoterápicos, como a Valeriana, o Mulungu e a Melissa, por exemplo.

    Envie a sua receita para a Avena farmacêutica e faça o seu tratamento com ativos de alta qualidade. Chame a nossa equipe pelo WhatsApp.

    EFEITOS COLATERAIS

    Um efeito colateral do extrato que pode ocorrer em algumas pessoas, é a sensação de sonolência excessiva. Em determinados casos pode diminuir a pressão arterial e também os reflexos. Raramente são notados sintomas como náuseas, taquicardia e dores de cabeça.

    Para limitar sintomas adversos, é fundamental seguir com as dosagens e orientações fornecidas por um profissional de saúde habilitado.

    QUEM NÃO DEVE USAR

    A Passiflora está contraindicada para pessoas que tenham alergia a algum de seus componentes, grávidas e menores de 12 anos de idade. O uso do extrato não é recomendado de forma concomitante a outros medicamentos calmantes, sedativos e anti-histamínicos. Também não deve ser utilizada juntamente com antiplaquetários e anti-inflamatórios não esteroides, ou medicamentos como aspirina, varfarina ou heparina.

    Embora trate-se de uma alternativa natural, segura e com efeitos colaterais reduzidos, é importante consultar um profissional de saúde habilitado para verificar a necessidade do uso do medicamento, e escolher uma farmácia de confiança e de qualidade para a manipulação da fórmula.

    Fontes consultadas: Minhavida | Tua Saúde | Veja Saúde | Folha de São Paulo – São Paulo Agora | Portal Viva Bem (uol).

    Fonte da imagem: Imagem de wirestock no Freepik.