FAQ

Fracionamento x Quantidade de cápsulas

As formulações em cápsulas são prescritas na forma de doses com a orientação do prescritor para que haja a administração dessas doses por determinadas vezes ao dia e por um determinado período de tempo.

Por conta do volume ocupado na cápsula por cada uma das substâncias presentes nas formulações prescritas, em muitos casos o volume interno da cápsula não consegue comportar o volume ocupado pelo pó referente a uma dose, até mesmo nos maiores tamanhos de cápsulas que a Avena trabalha. Nesses casos, a dose prescrita é então desmembrada em duas ou mais cápsulas e um aviso na forma de etiqueta é colado no lado externo do pote, ao lado do rótulo do cliente, de modo a orientar o mesmo quanto ao desmembramento da dose em determinado número de cápsulas.

Fracionamento diferente do último (Ex: Eram 3 passou para 2)

O volume que determinada substância ocupa dentro da cápsula pode variar de lote para lote. Esse fenômeno ocorre mais comumente com os fitoterápicos e minerais, em decorrência de fatores ligados a extração (período da colheita, técnicas de extração e secagem) ou aos fatores de correção (percentual de concentração do mineral no produto), respectivamente.

Portanto, se uma substância passa a ocupar mais ou menos volume dentro da cápsula por conta do seu lote de produção, é previsível que o número de cápsulas por dose também sofra alteração em determinado momento.

Como utilizar minha embalagem “Pump”?

As Válvulas “Pumps” funcionam como alavanca, ou seja, impulsionam o produto através da válvula com a entrega da mesma quantidade de produto a cada dose (doseamento controlado), além de contar com um mecanismo de fácil acionamento. Elas são ótimas para sabonetes líquidos, cremes, loções e principalmente para produtos tópicos que comportam substâncias que precisam de doses precisas na sua administração, como por exemplo os hormônios bioidênticos.

Importante:

* A embalagem precisa estar pressurizada para que o produto seja ejetado. Essa pressurização pode ser obtida através do acionamento da válvula de forma sequencial, até que seja observada a eminente ejeção do produto.

* Para que a embalagem ejete sempre a mesma quantidade de produto (e consequentemente a mesma dose terapêutica), é imprescindível que a válvula seja acionada até o fim em cada aplicação.

Mudança da cor de cápsulas, porém pedi a mesma fórmula. (Ex: era branca e veio laranja)

Quando o cliente Avena não determina o tipo ou cor de cápsula de sua preferência ou quando essa informação não é indicada na receita do profissional responsável pela prescrição, a cor de cápsula é determinada de forma aleatória, sendo observados somente os critérios técnicos de escolha.

Logo, o mesmo pedido pode apresentar cápsulas de cores diferentes a cada vez que o paciente solicitar a manipulação da medicação, ficando sujeito a alterações de cor de forma aleatória.

Onde armazenar meu manipulado?

Armazene em local seco e sem muita incidência de luz.

Siga as orientações de armazenamento que acompanham o rótulo do produto.

Atenção, pois alguns medicamentos precisam ser armazenados em geladeira.

Como utilizar Óvulos?

O óvulo deve ser introduzido profundamente na vagina, com auxílio das mãos (higienize as mãos antes de administrar), em dose única, livre de sua embalagem externa.

1. Ao tirar o óvulo da embalagem, coloque-o sobre as mãos higienizadas. Evite o contato do medicamento com suas mãos por muito tempo, pois o calor pode modificar o óvulo, dificultando sua aplicação.

2. Deitada com as pernas flexionadas e separadas, introduza delicadamente o óvulo profundamente na vagina e empurre-o gentilmente. 

Siga a orientação de seu médico, respeitando sempre os horários, as doses e a duração do tratamento. Não interrompa o tratamento sem o conhecimento do seu médico.

Clique e assista o vídeo orientando a abertura da embalagem

Como utilizar Supositório?

O supositório pode ser umedecido com água antes de ser colocado no reto. Após a introdução, o paciente deve procurar retê-lo (“segurá-lo” dentro do reto) até sua completa dissolução.

Clique e assista o vídeo orientando a abertura da embalagem

Como utilizar Comprimidos/Cápsulas Sublinguais? 

Comprimidos sublinguais dissolvem-se em aproximadamente 20 segundos, enquanto as cápsulas sublinguais dissolvem-se em aproximadamente 2 minutos.

Modo de usar:

Comprimidos: Retirar o comprimido do blister sem o apertar, retirando o blister e expulsando gentilmente o comprimido da cartela. Colocar o comprimido sob a língua e esperar até que o mesmo se dissolva por completo, evitando engolir.

Cápsulas: Retirar a cápsula do pote e colocá-la sob a língua. Esperar a completa dissolução da mesma evitando engolir.